Casa Modernista da Rua Santa Cruz
Gregori Warchavchik / 1927-1928
Mostraremos semanalmente reportagens, vídeos e curtas-metragens com diferentes soluções e curiosidades da arquitetura mundo afora.
Uma série especialmente dedicada à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura e urbanismo.
Este episódio retrata a Casa Modernista da rua Santa Cruz, localizada no bairro da Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo. – A casa é considerada a primeira residência modernista do Brasil, tida como exemplar de uma nova postura no âmbito da arquitetura no primeiro manifesto, “Acerca da Arquitetura Moderna”, escrito pelo próprio Gregori Warchavchik.
A casa foi projetada como uma residência para o arquiteto e gerou forte impacto nos formadores de opinião e críticos, muito disso por conta de não possuir excesso de ornamentos, algo recorrente no período em que foi construída. Sendo assim um marco da transição do estilo clássico para o inovador. – Em 1984 foi considerada como patrimônio cultural e histórico pelo Condephaat ( Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo ), seguido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e posteriormente foi também tombada pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) devido à sua importância histórica, artística, arquitetônica e cultural.
Confira o vídeo produzido por Pedro Kok:
Foto: www.museudacidade.sp.gov.br