Mostraremos semanalmente reportagens, vídeos e curtas-metragens com diferentes soluções e curiosidades da arquitetura mundo afora.
Uma série especialmente dedicada à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura e urbanismo.
O terceiro episódio retrata a utilização das varandas. – No histórico da arquitetura, a varanda normalmente se coloca como ponto de ligação entre o público e o privado, atuando como local do encontro e do diálogo entre esses dois domínios aparentemente opostos, contudo, essa posição faz dela também um elo perdido, pois, nessa sua condição, a varanda não é nem espaço privado, nem espaço público ou, dependendo do ponto de vista, ela é tanto um quanto outro. Como coloca o arquiteto Hertzberger, utilizando outro termo para falar do mesmo espaço, elas são “alpendres que por um lado pertencem às habitações, mas, por outro, também fazem parte da ‘rua’”. – HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 40.
Como exemplo, o projeto de Habitação de Interesse Social da Rocinha – Comunidade Heliópolis, desenvolvido pela Arquitetos Urbanistas.
Arquitectura à Moda do Porto – ep 03
Foto: José Afonso
Vídeo: vimeo
Produção: Building Pictures, Filipa Figueira Arquitectura e Tiago Vieira Arquitecto
Realização: Building Pictures
Fotografia: Building Pictures
Pós-Produção: Building Pictures
Música: Creative Commons – Dragon’s Lair – Thiaz Itch
2014 | 1’04” | 16:9
Projecto: Episódio 03
Localização: Porto, Portugal
Ano: 2014